Todos nós nascemos com capacidades inatas de inteligência (sabedoria interna) e ao longo da vida somamos aprendizados, de acordo com nossas experiências no ambiente em que vivemos (sabedoria externa). No que se refere ao contexto alimentar, temos dentro de nós (nosso corpo) todas as ferramentas que são necessárias para nos guiar no caminho de uma alimentação consciente e intuitiva, que geram inúmeros benefícios no que diz respeito à saúde integral de um indivíduo.
Porém, infelizmente, é cada vez mais difícil acessar todo esse conhecimento natural, devido ao mundo frenético em que vivemos hoje, onde há tanto excesso de estímulos, distrações e informações (principalmente sobre comida), que nos distanciam da nossa própria sabedoria interior.
O que comer, como comer, quanto comer e quando comer
Portanto, o meu trabalho como Terapeuta em Inteligência Alimentar é guiar o indivíduo para o resgaste de toda essa capacidade natural e instintiva, para saber se alimentar com mais sabedoria, fazendo-o ser especialista do próprio corpo, desenvolvendo assim autonomia alimentar em todas as fases da vida. Saúde e bem-estar, físico e mental, estão sempre em foco, respeitando a individualidade de cada pessoa.
Questões com a comida vão muito mais além que seguir um plano alimentar, envolve diversos outros fatores que estão interligados com todas as áreas da nossa vida. Como diz uma famosa autora de livros, Geneen Roth: